De velhas raizes minhas,

umas vivas, outras mortas,

retirei ervas daninhas

p’ra poder abrir mais portas.


20160727

CONFESSO



Nem me lamento por ser como sou, nem sou infeliz por não ser quem eu gostaria de ser. Sou, apenas, EU, alguém em busca da perfeição que, embora acreditando seja possível não vir nunca a atingi-la, continua a tentar obtê-la.

Assumo a minha individualidade, não reprimo os meus talentos. Tento controlar as minhas falhas por respeitar normas de comportamento mas nunca fui aquilo que os outros gostariam que eu fosse. Daí, certos dissabores.

“Produzo-me” porque amo a arte. Divirto-me sempre que posso (oh... se divirto!), canto muitas vezes até que a voz me doa e danço sempre que posso. Não tenho idade enquanto ela me deixar não senti-la e essa de "coisas fúteis"- ou coisas que não ficam bem a pessoas da minha idade - existiram mais no tempo dos meus pais e dos meus avós. Contudo, há limites que respeito... por respeito a mim própria.

Olho-me ao espelho com ternura e com complacência (oh se olho!), da mesmíssima forma com que olho os outros. Faço uma excepção para quem ofende os meus valores morais. Esses, desprezo-os completamente.

Amo e deixo que me amem incondicionalmente e, aos que não me amam, posso dizer, apenas, uma frase muito italiana: "Chi non mi ama non mi merita!" (Quem não me ama não me merece!)

Ouço o meu coração todos os dias e ajo sempre a seu favor, apaixonadamente. Dado que o conteúdo da minha cabeça foi cultivado pelo meu coração, o meu EU sente-se "em família".

Com paciência e com trabalho vou realizando as mudanças que precisam de ser feitas na minha vida para, consequentemente, dar exemplos aos que me rodeiam.

Nunca deixei que os medos paralisassem os meus planos, daí, ter feito algumas asneiras na minha vida. Não basta esperar que sejamos bem sucedidos. É preciso estarmos atentos ao lobo que, infelizmente, espreita em cada esquina.

Nunca amaldiçoei a minha sorte, nem os lobos que encontrei pelos caminhos que percorri. Soube aprender com as lições que a vida me deu. No erro, enchi o peito de ar, o coração de amor e parti para uma nova luta sem pensar mais no passado. Se foi para glória de quem me fez mal, não sei, mas que os desprezo e os bani do meu mundo, isso aconteceu.

Consciente como sou, nunca culpei ninguém, nem mesmo a minha pessoa, dos meus erros. Já tive oportunidade de dizer que tudo o que fiz na vida foi feito pensando estar a fazer o meu melhor, consequentemente, não me acuso de nada. Reconhecer o erro duma posição tomada não significa que me culpe disso. Sirvo-me dele para corrigir o que esteve mal.

Nunca acreditei que haja alguma coisa escrita nas estrelas. Acredito, isso sim, que somos nós próprios quem rege o caminho a seguir. Mais ainda, não acredito que haja um Deus a guiar-nos. Esse Deus, para mim, é o mistério de sabermos, ou não, viver dentro das normas impostas por esse grande sentimento a que chamamos AMOR, de cujo grande mestre é a Natureza.

O passado não me dita, nem nunca me ditou, outra coisa que não seja/tivesse sido a 'experiência' que me ensina/ensinou a escolher o meu caminho em direcção ao futuro.

Tenho sempre programas para o futuro, os quais vou actualizando sem pensar que o mundo vai acabar amanhã, e tentando ter sempre projectos para o futuro. Não  quero sentir que já não tenho sonhos.

Vivo tranquila sempre que consigo 'ver-me livre', tão depressa quanto possível, dos acidentes de percurso, na estrada em que caminho. Abomino os estados de ansiedade, que combato através de travões que me imponho. e não suporto viver no desgosto seja do que for que não fiz.

Cabe a mim e só a mim, aperfeiçoar-me, o que tento fazer tanto quanto possível. A única coisa que, nesse aperfeiçoar-me, não fui ainda capaz de vencer, foi o facto de não conseguir ultrapassar ofensas morais, repito. Quem me ofende moralmente, é excluído do universo em que vivo. O resto, tenho conseguido superar.

Acreditar que tudo à minha volta melhore, enquanto viva, seria esperar por que o ovo saísse lá do sítio. Irá levar mais tempo do que aquele que me resta, ainda, viver.

Acredito na Energia Universal, superior a tudo e a todos. Não acreditando, porém, no castigo após a morte, levo a minha vida procurando melhorar a minha pessoa. Embora não seja um exemplo de virtudes, faço o que posso e sei para não dar maus exemplos aos que me cercam.

A preguiça é um grande inimigo do progresso e da vida. O que disse acima dará a resposta à luta que travo no meu dia-a-dia, pensando sempre no futuro em que acredito para os meus bisnetos, que já não virei a conhecer. O meu Ter e o meu Haver são valores muito activos, virados mais para o espírito, do que para a matéria. O Ter é aquilo que o meu coração dá aos outros e o Haver é o que os outros me darão em troca desse amor. Dado que me dão muito mais do que aquilo que merecerei, tenho um Saldo muito positivo, a despeito de alguns razoáveis desamores de quem menos esperaria.

Não tenho razões para ser feliz com a vida, como ela é, neste momento. Tenho, porém, razões para acreditar naquilo que possamos fazer para que ela melhore.

Ponderar no futuro, eu vou ponderando.  Há muito que o meu caminho está bem escolhido e até o 'alcatroei'. O problema é que às vezes, apesar das minhas boas intenções e tomadas de posição, vem cada enxurrada de água, que tenho de usar um barco a remos. Quando a força para remar falha, escolho parar e esperar que a cheia vaze ... o que leva o seu tempo. Só que, depois, tenho de alisar de novo o terreno. Tudo isto leva o seu tempo !...

Nota: Este texto resulta da adaptação dum comentário meu a um outro texto da autoria de Eustáquio de Souza - O Pensador.

Maria Letr@

Sem comentários: